quarta-feira, 23 de março de 2011 | By: Abraão Jorge Epalanga Jorge

A verdade sobre o carnaval


Estava navegando na internet e de repente encontrei esse video falando sobre o carnaval, achei superinteressante e resolvi posta-lo aqui pra voces apreciarem tambem. Espero que analizem o que nele é dito e reflitam

Auto-estima: frescura ou coisa séria?



“Eu sou feio!” “Sou um fracasso no esporte!” “Ninguém gosta de mim!” “Minha família não me ama!” “Eu não presto para nada!” “Sou um incompetente!”

Essas frases são mais do que um amontoado de palavras negativas. Elas revelam um sintoma de uma realidade que precisa ser trabalhada na vida dos adolescentes e de todos nós: a auto-estima.

Mas afinal, o que é auto-estima? É o sentimento que tenho em relação a mim mesmo, é a minha opinião sobre quem sou. Não é frescura, é coisa séria. Segundo os psicólogos, uma auto-estima baixa afeta o nosso lado emocional, físico e profissional, e nós sabemos que tem também implicações espirituais, pois o indivíduo passa a descrer da possibilidade de tentar de novo, de consertar seus erros, de melhorar, de crescer. Vive sempre com um sentimento de auto-piedade que o faz pensar que é inútil e sempre o será.

O que justifica um tema como este é o fato de que esse distúrbio psicológico é um dos principais fatores que contribuem para a depressão e suicídio de adolescentes no mundo inteiro.

A cada ano, por exemplo, aproximadamente 250.000 americanos tentam o suicídio e em torno de 30.000 obtêm sucesso. Uma pesquisa recente sugere que o suicídio é a sétima causa de morte nos Estados Unidos, sendo responsável por aproximadamente 1% das mortes anuais no país. A mais preocupante é a taxa de suicídio entre os adolescentes. Esta é uma preocupação por duas razões principais: primeiro, a taxa de suicídio nesta faixa etária quadruplicou nos últimos cinqüenta anos, e segundo, porque o suicídio contagioso ou os grupos de suicídios parecem ser mais comuns entre os jovens que entre outros segmentos da população. Entre os adolescentes, o suicídio é a terceira causa de morte, sendo que 4.000 jovens tiraram a própria vida em 2001. Segundo pesquisadores, por trás desses dados estão os problemas de auto-estima, de insatisfação.

Como manter uma auto-estima equilibrada? Como ter uma visão correta sobre mim mesmo e não viver com complexo de inferioridade?

Em primeiro lugar, ocupando a mente com as coisas certas. Não com os detalhes transitórios, mas com os valores espirituais. Por causa das transformações próprias da idade, o adolescente tem a tendência de se sentir feio e indesejado. Aparecem espinhas no rosto que antes era delicado; a voz dos meninos começa a oscilar entre grossa e fina, tornando-os tímidos e com vergonha de falar; nas meninas há o crescimento dos seios, o alongamento dos quadris, e em ambos, a intensificação dos odores da transpiração e o aparecimento de pêlos pelo corpo acabam incomodando, e eles começam a não gostar das transformações. Com isso, acham que estão feios, não gostam do cabelo, da voz, da cor dos olhos, da família. Em vez de perguntar: “Como está minha aparência?”, pergunte primeiro: “Como vai meu conteúdo espiritual?”. Deve-se mudar o foco de concentração das coisas materiais para as espirituais.

Em segundo lugar, é preciso receber amor e atenção por parte da família. Nessa fase tão delicada de conflitos de identidade, dúvidas e medo, em vez de receberem carinho, amor e atenção por parte da família ou da igreja, às vezes são rotulados como sendo “rebeldes”, “aborrecentes”, “bichos-do-mato”, e essa falta de apoio afetivo leva inúmeros adolescentes a desaparecerem da igreja, fugir de casa, e até a pensar em suicídio. Alguém pode dizer: “Se foram embora é porque não eram convertidos”. Mas por que não são salvos ainda? Muitas vezes é porque foram discriminados ao invés de serem amados, foram descartados ao invés de serem evangelizados, foram excluídos quando deveriam ser integrados. Isso é desanimador! Esse conjunto de coisas leva um adolescente a se sentir a pior pessoa do mundo, sua auto-estima vai a zero e ele passa a buscar apoio do mundo que jaz no maligno. Tem muita gente “pra baixo”! Tá na hora de levantar os olhos e descobrir que há uma luz que emana do amor do Senhor!

Ainda pode-se dizer que, para manter a auto-estima em alta, o adolescente deve gostar de si mesmo e sentir-se útil. Isso vai acontecer se ele se envolver no trabalho da igreja, se participar de um grupo que valha a pena. As transformações físicas que deixam o adolescente “feio” são normais, planejadas pelo Criador. Ele nos fez para louvor da Sua glória. Esteja satisfeito com o que você é! Se é gordinho, ou magrinho, com voz grossa ou fina, comilão ou alto demais, baixinha, ou grandona, Deus tem um plano especial na sua vida! Ele quer fazer você útil! Por isso, antes de olhar para os seus defeitos, ou sua aparência, olhe para Jesus, o autor e consumador da fé. Ele te fez com inúmeras qualidades para Seu uso exclusivo. Sê tu uma benção!!!

Lembre-se, sentir-se pecador é preciso, mas não é tudo. Deve-se aceitar também a solução que está em Cristo. Da mesma forma, não acreditar em mim mesmo pode significar um avanço espiritual, pois me torna humilde. Mas isso não basta. É indispensável que eu creia que Deus tem poder para restaurar a minha alegria e utilidade!

O diabo quer que você se sinta inútil e imprestável. Ele quer que você se sinta derrotado e que diga: “Sou feio!”, “Sou um desastre!” ,“Sou inútil”, “Nunca serei ninguém!”, “Não sou amado!” Mas ele é mentiroso e pai da mentira. É melhor olhar para Cristo, o qual o aceita, o abençoa e lhe diz: “Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor Deus é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9), por isso ore ao Senhor e agradeça pelo que você é, e viva para a glória dEle!

Pai, muito obrigado por me criar à sua imagem e semelhança. Obrigado por me amar, com um amor que vai além das aparências. Estou satisfeito com o que me deste, e com o que fizeste em mim, e quero usar tudo para Tua honra e glória. Faça de mim um instrumento Teu, a fim de que eu viva para te servir! Amém. Abraços