sábado, 5 de fevereiro de 2011 | By: Abraão Jorge Epalanga Jorge

Qual a idade certa para começar a namorar?


Atenção: O seguinte post não é de minha autoria, foi extraido do blog "ESPAÇO TENN" de Dayane.




Vivemos numa sociedade essencialmente precoce, na qual tem-se a idéia de que quanto mais cedo você começar, maior a probabilidade de sucesso. É assim nos estudos, na profissão, no esporte, na saúde. O fato é que isso induz as pessoas a acreditar que, da mesma forma, nas relações humanas que envolvem afetividade, intimidade e cumplicidade, quanto mais cedo for estimulada a descoberta do sexo oposto, melhores serão os resultados em termos de satisfação pessoal.

A idéia de se buscar o prazer cada vez mais cedo é uma filosofia perigosa, e o que é pior, anti-cristã, e pode trazer prejuízos incalculáveis para a vida do adolescente. Quando confrontados com a pergunta: “Qual é a idade certa para se começar a namorar?”, um responde 11, outro 12, outro 14, e o que querem responder na verdade é isso: “A idade certa é a idade que eu tenho agora!”

Como orientar essa galera num assunto tão sério? Nada adiantará dizer que Metusalém nunca namorou, ou que Jacó namorou quatorze anos com Raquel só olhando de longe, mas é preciso falar de princípios bíblicos de santidade, responsabilidade, espiritualidade e compromisso com a palavra do Senhor. Vejamos então:

O namoro não deveria começar tão cedo.

Ao explicar o porquê é preciso falar de algumas desculpas usadas por pais ou por jovens para justificar o namoro entre adolescentes e até entre pré-adolescentes.

Há quem diga: “Tenho que namorar, pois ficar é pecado e eu não faço isso, pois sou cristão.” Falam como se namorar fosse uma obrigação da qual jamais se pode abrir mão. É bom lembrar que a Bíblia não fala de namoro, e sim de casamento, por isso o único fato que justifica o namoro é o desejo de se unir em matrimônio. E, é claro, que alguém com doze anos não está apto para pensar em casamento, além disso, não tem maturidade para lidar com as tentações, nem com as responsabilidades e santidade que um relacionamento dessa natureza exige. Ele não tem como sustentar uma família e ela não sabe administrar uma casa, além disso, ambos não têm capacidade para criar filhos, no sentido amplo do termo. Disso surge uma pergunta honesta: Pra que namorar se você não pode casar e nem pensar em casamento agora? Pra que investir tempo numa relação imatura, só para dar vazão aos apelos da carne? Para os que dizem "não vamos casar agora, mas podemos nos casar daqui há alguns anos", é preciso ressaltar que o namoro muito demorado desenvolve naturalmente certa intimidade perigosa, certa liberdade que tende a crescer gradativamente, e isso exigirá espiritualidade para resistir às tentações.

Também há alguns pais que afirmam: “Achamos melhor permitir o namoro, para que eles não fizessem tudo escondido.” Mas por que eles querem tanto namorar? Só para “beijar na boca e ser feliz”? Só para ser igual a seus amigos descrentes? Só para provar a sua identidade sexual? Só por que os hormônios estão fazendo cócegas na barriga?

Estimular essa busca é como brincar com o perigo. É preciso, ao invés da permissividade, ensiná-los a investir em valores morais, intelectuais e espirituais que vão construir o caráter espiritual das suas vidas. Lembremos do que a Bíblia diz: “Por que vós irmãos, fostes chamados à liberdade, porém, não useis da vossa liberdade para dar ocasião à carne.” (Gálatas 5:13)

Namoro é namoro. Não tem o caráter definitivo que tem o casamento e nada impede que haja um rompimento sem resultar em enlace matrimonial, mas isso não autoriza o adolescente a se tornar um “predador”, como se fosse um centroavante matador, esperando na boca da área a primeira bola que passar para fazer mais um gol. Pelo contrário, a intenção dos cristãos ao iniciar um namoro deve ser o casamento, principalmente porque este senso de seriedade evitará a leviandade e estimulará as orações. O ideal é que, se não der certo, possam conviver na igreja sem mágoas, vergonha ou ressentimentos, o que só acontece num namoro santo. Assim, se não posso casar, namorar só por namorar é o mesmo que ficar, só muda a rotatividade de parceiros. Muitos adolescentes e até jovens já maduros estão namorando sem nenhum propósito definido, somente para amenizar a solidão, e acabam ficando nessa situação por longo tempo, e quando saem dela, sempre deixam alguém ferido, seja no sentimento, seja na consciência. Isso não é namoro, é enrolo. Seria essa a vontade de Deus?

Após essas considerações, deixamos algumas orientações bíblicas para o adolescente que deseja agradar a Deus nessa área:

  1. Namorar não é a coisa mais importante da vida. Seja saudável e aproveite a adolescência para cultivar amizades sinceras e desinteressadas. (Mat 6:33; I Cor 15:33).
  2. Preencha sua mente com coisas espirituais, medite na Bíblia todos os dias, e faça dos seus ensinos uma prática de vida. (Filipenses 4:8).
  3. É hora de estudar para construir o seu futuro. Leve a sério seu preparo intelectual. Ele o ajudará tanto nas coisas espirituais, quanto nas gerais. (Eclesiastes 3:1).
  4. Busque conselhos em irmãos espirituais, para que suas decisões sejam maduras e não precipitadas. (Provérbios 15:22).

Leve Deus a sério! Você só tem a ganhar!