domingo, 30 de janeiro de 2011 | By: Abraão Jorge Epalanga Jorge

O verdadeiro segredo da vitoria!!!

Porque não fofocar tambem?


Certa vez fui convidado por um amigo a assistir um culto em uma igreja perto de minha casa, no meio do culto notei que algumas meninas sentadas numa fila atras da minha não paravam de falar, susurravam  nos ouvidos umas as outras fazendo com eu perdesse a concentração no culto, por mera coincidencia notei que falavam de outras pessoas e o facto de estarem a falar baixinho com certeza não era conversa que convem, apos aquele epsodio me veio a mente que muitos de nós temos feito coisas semelhantes ou ate piores em casa nas ruas ou mesmo durante um culto, então nada melhor que compartilhar com voces mais um post e hoje falando de fofoca.
A fofoca pode fazer com que sua vida pareça ter mais intrigas do que num filme, por meio de e-mails ou mensagens instantaneas um rapaz ou uma moça com más intenções pode manchar a reputação de alguem sem dizer uma palavra, basta digitar umas palavras ou um boato malicioso que a alguns minutos estara ao alcance de dezenas de distinatarios ansiosos para saber das novidades. Em alguns caso um site de internet é criado especificamente para humilhar algum. Ainda mais comuns são os blos(sites que contem diarios pessoais)

Existe fofoca boa?

Na verdade, isso depende do que voce entende por "fofoca" se voce acha que é uma simples conversa informal, talvez haja situações em que ela é apropiada, afinal de conta a biblia diz que "devemos nos importar pela vida de outros" (Fp 2:4) isso não quer dizer que devemos nos intrometer em assuntos que não nos dizem respeito.
Mas conversas informais muitas veses nos fornecem informações uteis como por exemplo, quem vai casar, ou quem teve um bebe. Sejamos realistas não podemos dizer que nos imortamos com os outros se numca falamos deles.
Ainda assim, pode ser muito facil uma conversa informal se transformar em fofoca. Por exemplo, o simples comentario:"Julia e Roberto dariam um belo casal" outra pessoa que ouviu pode passar adiante como:"Julia e Roberto são um belo casal", mesmo que os dois estejam fora de um suposto romance.

Mude de assunto

Como voce pode controlar a lingua quando se sentir tentado a contar uma fofoca? Para responder essa pergunta pense na habilidade necessaria para dirigir numa estrada muito movimentada. De repente, algo obriga voce a mudar de faixa, a dar a preferencia ou ate mesmo para o carro, se estiveres atento veras o que esta em frente e reagira de acordo com a situação. Algo similar acontece com as conversa, em geral voce percebe quando uma conversa começa a mudar de rumo a a virar fofoca, quando isso acontecer sera que voce não poderia, com jeito "mudar de faixa"? se não fizer isso saiba que a fofca pode caisar danos.
Ja não ha duvidas que as palavras podem ferir, ate mesmo a biblia reconhece que "existe pessoas cuja palavras são como pontas de espada, mas a lingua dos sabios é saude"(Pv 12:18) 

Quando voce é a vitima

O que voce pode fazer se voce for a vitima da fofoca?

"Não te preciptes em estar ofendido"(Ec 7:9) avalie a situação com calma, "Não entregues teu coração a todas as palavras que te falam, paras que não venhas a ouvir ate teu servo que te amaldiçoa"(Ec 7:21,22)

Amigos fujam da fofca! Fuja do pecado!